domingo, 8 de abril de 2012

MOBRALTECA

MOBRALTECA


João Eduardo Ornelas
Hoje  me lembrei da MOBRALTECA. A galera com certeza se lembra, um caminhão-palco que ficou estacionado onde hoje é a rodoviária do Leno, na época a barraca do Stanislaw. Permaneceu alí por algum tempo, acredito que algo em torno de uma semana, apresentando shows no estilo Domingão do Faustão, cujos protagonistas eram alunos das escolas e atrações da própria cidade na maioria.
Eu mesmo participei da apresentação de um jogral, organizado pela Maildes. Alguns corajosos fizeram um couver dos Trapalhões. O Didi era o Toninho do Italiano, e o Muçum era o saudoso  Maria do Padre. Os demais não me lembro.
Participei também de uma brincadeira onde vários participantes foram chamados no palco e convidados a tirarem o calçado que foram todos colocados num saco e levados para dentro. Retornando o saco, o conteúdo foi despejado no chão, e aquele que encontrasse seu par de calçados primeiro, seria o vencedor. Rapidamente encontrei o meu que por se tratar de um Kichute chulezento, me guiei pelo cheiro não o premio porque um infeliz deu um  cego no cardaço do meu kichute com o cardaço do calçado do Pasceli do Pascoal. O desgraçado do  era tão cego que tivemos que descer descalços eencontrar um objeto cortante para separar os calçados. Generalizo ao citar objeto cortante pois à nossa solicitação junto ao público, apareceram imediatamente facapeixeirapunhalcanivete, etc. Esses simpáticos utensílios não faltam nas ruas de São Chico, sobretudo naquela época. Optamos porusar um canivete de um prestimoso cidadão que era o instrumento mais jeitoso que nos foi oferecido e media somente um palmo mais ou menos.
Outras atrações: O conjunto Shaloon se apresentou, o Sr. Xadinho tocou Bandolim acompanhado pelo Seu Nenê Brandão no violão, a Adélia cantou, e o ápice da temporada, o Roberto Carlos de Manhuaçú emocionou toda a cidade. 

Êta memória boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário