domingo, 8 de abril de 2012

IGREJA MATRIZ SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A igreja matriz de São Francisco de Assis, da cidade de São Francisco do Glória, é uma das belas edificações da Zona da Mata mineira. É sem dúvidas o principal cartão postal da cidade e digna de ser visitada.
O Ailton Biciate um dia desses me chamou a atenção de que essa igreja é a única com duas torres existente na região. Passei a observar e vi que de fato somente nas cidades histórias de Minas, Ouro Preto, Mariana, e São João Del Rei e outras, que vemos igrejas com duas torres.
Interessado no assunto empreendi uma  pesquisa rápida tentando descobrir  qual o estilo arquitetônico que pode ser encontrado na igreja matriz de São Francisco do Glória, e identifiquei dois principais. Quero frisar que não entendo de arquitetura e que minha pesquisa foi feita superficialmente, não enviei fotos para nenhum especialista, e posso estar equivocado em minhas analises e não terei o menor problema em reconhecer, bastando que surjam informações com conhecimento de causa. Ao contrário ficarei satisfeito se nossa igreja for estudada e catalogada por especialistas, figurando assim  entre as belas edificações de nosso estado.
Pelo que pude apurar, há fortes características do estilo gótico nessa bela obra. São eles: existência de uma nave central mais larga e mais alta, e duas naves laterais mais estreitas. Lembrando que segundo o dicionário Aurélio, nave é Espaço, na igreja, desde a entrada até o santuário, ou o que fica entre fileiras de colunas que sustentam a abóbada. Outra característica do estilo gótico presente é as paredes laterais perfuradas por janelas altas arredondadas no alto  em ogival. E uma terceira característica gótica encontrada na matriz São Francisco de Assis são os vitrais decorados.
Quantos às duas torres idênticas  penso ser uma característica do barroco. As igrejas assim construídas na antiguidade às vezes eram chamadas de igrejas-prisão pelo fato de as duas torres idênticas lembrarem os fortes e presídios com suas guaritas de sentinelas. As igrejas no estilo gótico costumam ter mais de uma torre, mas nem sempre são idênticas e/ou são mais de duas. Salvo engano uma forte característica do barroco são os detalhes idênticos e espelhados de ambos os lados. Quer dizer, se tiver três colunas do um lado, tem que ter três colunas idênticas do outro, o que vale para todos os detalhes. A grande obra do barroco mineiro, a igreja de São Francisco de Assis em Outro Preto, obra do inigualável Aleijadinho tem as duas torres idênticas, bem como a igreja de Bom Jesus do Matozinho em Congonhas também feita pelo genial artista mineiro.
Pergunta inevitável: como essa igreja foi planejada? Quem foi seu arquiteto? Penso que foi feita de forma intuitiva copiando detalhes de outras igrejas existentes, por isso a diversidade de estilos. A igreja anterior possuía duas torres, e talvez por tradição manteve-se essa característica. Ou talvez, tendo em vista nosso padroeiro ser São Francisco de Assis, copiou-se esse detalhe da igreja de Ouro Preto, também dedicada ao santo.
Pode ser que outros estilos estejam  presentes em nossa igreja, mas acho que esses dois são os principais, e que aliás estão presente na maioria das igrejas.
A nave central maior e duas naves laterais. O interior é belo, mas a pintura que havia antes da colocação da laje era magnífica. O Padre Inácio comentou que iria fotografar o interior antes das obras para depois tentar reproduzir de forma identica ou semelhante. Ficou muito diferente, mais pobre em detalhes, apesar de belo. Fica a pergunta: será que o Padre Inácio providenciou para que as fotos fossem tiradas. Acredito que sim, pois ele era muito cuidadoso com tudo. Onde estarão essas fotos? Seria maravilhos encontrá-las, um registro importantíssimo. 
Janelas e portas em ogival
As fotos acima são de autoria de Sgtrangel, extraídas do panoramio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário